segunda-feira, 4 de março de 2013

Hipersensibilidade Dentinária



Bom dia meninas, hoje vamos falar sobre Hipersensibilidade Dentinária.

 

Hipersensibilidade dentinária é um problema doloroso e comum na dentição permanente, caracterizada por uma dor breve e aguda nos estágios iniciais ou quase contínua nos estágios avançados.
As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo.
A causa é dentina exposta, daí você me pergunta: Doutora o que é dentina? Vamos lá...

A dentina é a camada interna que envolve o nervo, como mostra a figura acima, na parte da coroa ( a parte visível do dente na boca) ela é recoberta pelo esmalte, na parte da raiz (parte que fica implantado na boca) ela é envolta por osso alveolar e gengiva. Portanto geralmente toda a dentina fica coberta.
O grande problema é quando acontece recessão gengival (quando a gengiva descobre a dentina que não tem esmalte) ou perda do esmalte , deixando os tubulos dentinários a mostra. Ok vamos lá, o que é tubulos dentinários e por que eles não podem ficar a mostra?




A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:



A melhor maneira de descobrir a causa da sensibilidade dentária é pedir ao dentista que examine seus dentes. O dentista vai observar sinais de exposição da dentina e realizar testes para determinar a causa real da sensibilidade. Por vezes, a sensibilidade tem sua origem em cárie dentária ou doenças gengivais. Essas duas causas podem ser tratadas. Outras vezes, a sensibilidade é provocada pelo desgaste do esmalte, seja por abrasão ou erosão, ou, ainda, pela retração gengival, que deixa exposta a raiz do dente.





O que se pode fazer?

Se a sensibilidade for causada por cárie, pode-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite, o dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada.



Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos tanto em consultório como em casa.


Procedimentos em consultório:


• Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
• Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
• Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;
Em casa:


• Use uma escova de cerdas muito macias, com creme dental pouco abrasivo;
• Escove corretamente, mas não em demasia;
• Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
• Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente;




Há um grande número de tratamentos disponíveis. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar aqueles que funcionam melhor no seu caso. Consulte sempre o dentista. Não tente diagnosticar o problema você mesmo, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer o questão.
 
 Drª  Rebeca Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário